Canção We Are The World em prol da África completa 30 anos

Publicado em 28/01/2015 - 07:30 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

A música em defesa da vida.  Assim poderia ser entendida a canção WE ARE THE WOLRD, ou “Nós somos o mundo”, em português, que hoje completa trinta anos, e continua como um dos títulos mais vendidos de todos os tempos. Composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada por quarenta e quatro dos maiores nomes da música norte-americana essa canção fez parte do projeto que arrecadou fundos para o combate à fome e doenças na África.

 

Michael Jackson e Lionel Richie se Inspiraram em um festival organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, que reuniu dezenas de astros da música mundial, em 1984, e arrecadou dinheiro para os famintos da Etiópia. Entre os cantores que gravaram a música estão: Tina Turner, Billy Joel, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Ray Charles e Stevie Wonder.

 

Em três meses, atingiu o primeiro lugar na parada de sucessos dos Estados Unidos. Só lá, foram vendidas sete milhões de cópias. A maior parte do dinheiro arrecadado na empreitada foi enviada para países da África, especialmente para a Etiópia; onde muita gente morria de fome.

 

Alguns críticos da ação alegam que o dinheiro foi entregue aos governos, muitos dos quais comandados por ditadores, em vez de entregar diretamente a população necessitada e por isso ocorreram desvios.

 

O projeto não ficou só no WE ARE THE WOLRD. Outro evento beneficente, o Hands Across América reuniu cerca de sete milhões de pessoas que de mãos dadas fizeram uma corrente humana durante quinze minutos, num caminho que se espalhava pelos Estados Unidos.

 

Para ingressar na fila, os participantes tinham que pagar dez dólares. O dinheiro arrecadado também foi usado no combate a fome e na construção de moradias na África. As duas iniciativas WE ARE THE WOLRD e HANDS ACROSS AMÉRICA arrecadaram juntas cerca de cem milhões de dólares.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo