Evento exalta matrizes indígenas em Brasília

Publicado em 23/10/2015 - 14:43 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília (DF)

Para divulgar a diversidade cultural dos povos indígenas, nesta segunda-feira, 26 de outubro, a Funarte lança, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, o Moitará, um programa de trocas culturais que exalta as matrizes indígenas brasileiras. Serão três meses de atividades.

 

O presidente da Funarte, Francisco Bosco, fala que a idéia é vitalizar o espaço:

 

Sonora: “O programa Moitará tem o objetivo de fortalecer o Memorial dos Povos Indígenas em Brasília, desenhado pelo Niemeyer, atualmente sob a direção de uma liderança indígena muito importante, que é o Alvaro Tukano . A idéia é a gente vitalizar o espaço”


Francisco Bosco conta que o Memorial dos Povos Indígenas vai ser ocupado com uma programação artística diversificada.

 

Sonora: “ Vai ter uma instalação sonora de um artista contemporaneo com cantos de povos indígenas, pinturas corporais, rituais indígenas, lançamentos de livros e escritores, para que a gente consiga tornar o memorial um lugar de referência para a difusão das culturas dos povos indígenas no Brasil. “

 

Para o diretor do Memorial, Álvaro Tukano as tradições indígenas têm que ser conhecidas:

Sonora: "É preciso continuar essa luta praticando as tradições que nós temos. Essa é a missão nossa, de colocar o museu em dia dando informações corretas sobre nossos povos.”

 

E o Memorial dos Povos Indígenas já está no clima do Moitará. Nas paredes externas, a pintura branca deu lugar, provisoriamente, a uma tradicional pintura tradicional em aldeias do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. Alvaro Tukano explica.

 

Sonora: "Para ter uma nova vida, é preciso ter muita força espiritual. Chamei os artistas do Xingu para colorir, dar umas mensagens."

 

A programação é grátis e toda quinta-feira haverá ocupação artisticas. Quem quiser saber um pouco mais basta acessar o site da Funarte ou a página do programa Moitará no Facebook.

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo