agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

História Hoje: Cartunista Henfil nascia há 72 anos em Minas Gerais

03:07 Cultura, Programetes 05/02/2016 - 07h30 Brasilia Embed

Gláucia Gomes

Há 72 anos nascia em Ribeirão das Neves, Minas Gerais, Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, considerado um dos mais importantes cartunistas brasileiros.

 

Henfil viveu a infância e juventude na periferia de Belo Horizonte onde fez o primário e o supletivo noturno. Com muito esforço conseguiu entrar para Universidade Federal de Minas Gerais para fazer Sociologia, curso que abandonou alguns meses depois.

 

Foi então trabalhar como embalador de queijos, e depois como contínuo em uma agência de publicidade, onde aprendeu a técnica de ilustrador e a produção de histórias em quadrinhos.

 

Em 1964 teve seu trabalho reconhecido profissionalmente ao ser convidado pelo editor e escritor Robert Drummond a fazer parte da equipe da revista Alterosa, de Belo Horizonte. No ano seguinte foi colaborar com o jornal Diário de Minas produzindo caricaturas políticas.

 

Em 1967 fez charges para o Jornal dos Sports do Rio de Janeiro, para a revista Realidade, Placar, Visão e O Cruzeiro. Em 1969 foi para o Jornal do Brasil e O Pasquim onde seus personagens atingiram grande popularidade.

 

Já envolvido com a política do país, Henfil criou em 1970 a revista Fradim, que tinha como marca registrada o desenho humorístico, crítico e satírico, com personagens tipicamente brasileiros. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e mais tarde, Ubaldo, o Paranóico. Henfil passou a vida defendendo o fim da Ditadura Militar.

 

Em 1972, quando Elis Regina fez uma apresentação para o Exército brasileiro, Henfil publicou em O Pasquim uma charge enterrando a cantora, apelidando-a de "regente".

 

O cartunista é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Há inúmeros materiais de divulgação do Partido e de campanha eleitoral ilustrados por ele.

 

Henfil morreu no dia 4 de janeiro de 1988, no Rio de Janeiro, após uma transfusão de sangue em que contraiu o vírus da Aids.

 

Ele nos deixou no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique