agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Índios Munduruku fazem livro na língua da etnia sobre produtos naturais

01:23 Cultura, Notícias 22/11/2016 - 10h49 Brasília Embed

Maíra Heinen

Para fortalecer os conhecimentos tradicionais do próprio povo, indígenas Munduruku produziram um livro na língua da etnia que cataloga plantas e animais, fontes de alimentação e saúde.

 

O livro também ensina como utilizar as matérias-primas e informa as vantagens dos produtos naturais em relação aos industrializados.

 

Estão sendo distribuídos 500 exemplares nas 48 escolas Munduruku do alto e médio Tapajós.


O livro foi impresso com recursos de um acordo judicial proposto pelo Ministério Público Federal ao município de Jacareacanga, no Pará. 

 

Na ação, o MPF cobrava do município a regularização dos serviços de educação indígena aos Munduruku, com caráter de educação diferenciada, intercultural, bilíngue e de qualidade, e reparação aos índios pelos danos morais coletivos sofridos pela demissão de professores indígenas.


O uso das plantas medicinais é abordado nos efeitos curativos e preventivos, ressaltando a riqueza nutritiva de animais próprios da alimentação Munduruku.

 

Os autores são alunos do curso de Magistério Intercultural pelo Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, executado pela Funai. A pesquisa que deu origem ao livro foi feita em 2014.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique