agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Cantora Maria Bethânia recebe título de Doutor Honoris Causa da UFBA

03:29 Cultura, Notícias 12/12/2016 - 16h38 Salvador Embed

Sayonara Moreno, da Agência Brasil

A cantora, compositora e intérprete baiana, Maria Bethânia, recebeu, no último fim de semana, o título de Doutor Honoris Causa da UFBA, Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

 

A cerimônia ocorreu na Reitoria da Instituição, onde Bethânia foi recebida por estudantes, professores e representantes do poder público e de outras universidades federais da Bahia. Segundo a UFBA, a outorga do título foi proposta, inicialmente, pela Faculdade de Arquitetura e das Escolas de Belas Artes, Teatro, Dança e Música da universidade que completa, este ano, 70 anos: mesma idade da homenageada e, agora, doutora Maria Bethânia.

 

Foram citados os principais projetos de Bethânia, os álbuns, prêmios, homenagens em todo o mundo, além da ligação da artista com a Língua Portuguesa e a Poesia. Expressões como “dona de magistraturas interpretações musicais e textuais” ou “uma das maiores cantoras que este Brasil já viu surgir” foram citadas pelos docentes durante os discursos.

 

Presente na mesa de cerimônia, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, também discursou em homenagem a Maria Bethânia, destacou “a alegria pela entrega do título” e desejou-lhe boas vindas.

 

O título concedido a Maria Bethânia reconhece, segundo as faculdades proponentes, a divulgação e a preservação de dois patrimônios imateriais brasileiros: sua voz e sua poesia. Ao discursar em agradecimento pelo título, a cantora baiana disse estar “comovida e enaltecida” com o reconhecimento pela universidade que nasceu junto com ela.

 

Ao fim do discurso, agradeceu aos professores que teve, pais, irmãos, familiares, amigos, aos presentes e, inclusive, a quem a “aplaudiu em algum momento da vida”. Em tom de brincadeira, encerrou entitulando-se de “Doutora Maricotinha”.

 

Maria Bethânia Vianna Teles Velloso é natural de Santo Amaro, Recôncavo Baiano. Participou, na juventude, de espetáculos teatrais e shows musicais que lançaram, ao mundo, sua voz conhecidamente potente e singular. Lançou-se, oficialmente na carreira quando, em 1956, substituiu a cantora Nara Leão no espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro. Também ligada à poesia, Bethânia chegou a lançar um livro com as poesias de seus poetas preferidos, entre eles Fernando Pessoa e Castro Alves.

 

O título de Honoris Causa – do latim por causa de honra – é condedido a pessoas que não obtiveram a titulação acadêmica formalmente, nem diploma universitário. Concede-se o título, a pessoas de destaque em áreas como artes, ciências, política, causas humanitárias, entre outras, devido às ações e méritos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique