Paraty pode se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade

Unesco

Publicado em 18/09/2018 - 13:50 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Brasil está mais perto de ter o seu primeiro Patrimônio da Humanidade Misto reconhecido.


A Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura encerrou no último domingo (16) a visita de campo ao município de Paraty e à Ilha Grande que, pertence a Angra dos Reis, ambos no Rio de Janeiro, região que foi apresentada como candidata ao título em janeiro.


Um patrimônio da humanidade misto é aquele em que bens históricos e culturais figuram ao lado de bens naturais.


De acordo com o diretor de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a impressão é de que os técnicos internacionais saíram satisfeitos.


De acordo com Brito, esta é a etapa semifinal do processo de titulação, já que a candidatura foi aceita pela Unesco em março e a decisão final deve ser tomda em junho do ano que vem, na próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco que, será no Azerbaijão.


Ele ressalta que a titulação reforça a necessidade de que a região se mantenha preservada.


Paraty e Ilha Grande ficam em uma região conhecida como Costa Verde, no sul fluminense.


De acordo com o dossiê apresentado, estão incluídos no território o centro histórico de Paraty e as quatro áreas de preservação ambiental que o cercam: o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga e o Parque Estadual da Ilha Grande.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo