Confusão antecipa término do bloco Fervo da Lud no Rio

Tumulto

Publicado em 05/03/2019 - 16:15 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma confusão generalizada antecipou o término da segunda edição do Fervo da Lud, no centro da cidade. O bloco comandado pela cantora Ludmilla, que estava previsto para acabar às 14h, encerrou as atividades mais de uma hora antes.

 

A Polícia Militar jogou bombas de gás lacrimogênio após uma briga na multidão. Cerca de 100 mil pessoas estavam na festa. O artista de rua Jeferson da Silva criticou o esquema de segurança dos blocos.

 

Apesar do tumulto no bloco comandado por Ludmilla, a maioria dos blocos desfilou de forma pacífica no Rio de Janeiro, como o Carmelitas, que fez a festa pelas ladeiras de Santa Teresa, no centro da cidade. Há 29 anos, o bloco surgiu de uma brincadeira entre rapazes que jogavam futebol, onde hoje é o Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

 

O Carmelitas quase ficou de fora deste carnaval. O bloco conseguiu autorização do Corpo de Bombeiros só na última sexta-feira (1º), poucas horas antes do primeiro desfile.

 

A professora Aline Castanheira, que mora em Niterói e frequenta o carnaval carioca há mais de dez anos, exalta os festejos na cidade, que, segundo ela, estão melhores a cada ano.

 

Se para uns o carnaval é sinônimo de festa e de folga, para outros a celebração rima com trabalho. Esse é o caso do porteiro Diego Ramos, que trabalha em Santa Tereza há quatro anos. Ele conta como curte o desfile do bloco e, ao mesmo tempo, cuida da segurança do prédio.

 

Pelo menos mais seis blocos esperam arrastar mais de 10 mil pessoas nesta terça-feira (5): Orquestra Voadora, no Flamengo, Banda de Ipanema, Empurra que Pega, no Leblon, Banda das Quengas, na Lapa, Clube do Samba, em Copacabana e Banda do Largo da Segunda-Feira, na Tijuca.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo