Euclides da Cunha é o homenageado da Flip 2019

Literatura

Publicado em 25/05/2019 - 08:29 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O escritor e jornalista Euclides da Cunha, autor do livro Os Sertões, considerada uma das obras-primas da literatura brasileira, é o homenageado da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 10 a 14 de julho.

 

Publicada em 1902, a obra retrata a Revolta  de Canudos, ocorrida no interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897.

 

A curadora, da Flip, Fernanda Diamant, afirma que a escrita de Os Sertões fez com o que próprio autor reorganizasse seus valores e convicções, ao entrar em contato com uma realidade desconhecida.

 

Segundo ela, a obra mudou o entendimento que se tinha sobre o interior do país e do homem sertanejo e faz críticas morais, políticas e sociais altamente pertinentes no Brasil de hoje.

 

Ainda, segundo Diamant, o autor, que, além de jornalista, também é engenheiro, precisou se valer de muitas linguagens e várias expressões da literatura para escrever com a sensibilidade que escreveu sobre o povoado de Canudos.

 

Diamant escalou 33 autores de 10 nacionalidades, a maioria mulheres, para discutir o Brasil de hoje e de Os Sertões, em 21 mesas. Os debates este ano serão mais curtos, terão 45 minutos e poderão ser no formato de conferência, performance ou entrevista.

 

Os ingressos para a Flip começam a ser vendidos em 3 de junho e devem custar R$ 55. A organização ainda não divulgou os locais de venda.

 

*Com a colaboração de Isabela Vieira, da Agência Brasil

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo