Novo presidente da Ancine terá perfil conservador

Cultura

Publicado em 12/09/2019 - 17:19 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O Ministro da Cidadania Osmar Terra afirmou nesta quinta-feira que o governo está definindo os novos diretores da Agência Nacional de Cinema, a Ancine e, dentre eles, aquele que será escolhido presidente. Comentando as declarações do presidente Jair Bolsonaro de que o novo dirigente da Agência deveria ser evangélico, o ministro detalhou apenas que o perfil deve ser conservador.

 

O ministro lembrou que uma das quatro diretorias da Ancine já tem nome confirmado, a diplomata do Itamaraty Paula Alves de Souza. Sobre corte no orçamento do Fundo Setorial do Audiovisual, ele afirmou que o setor está sendo reorganizado e que uma proposta orçamentária só vai ser definida após reunião do Conselho Superior de Cinema, que deve ocorrer na semana que vem. Osmar Terra anunciou também um prêmio nacional de cinema voltado para jovens de 12 a 18 anos, que poderão concorrer com vídeos de dois minutos feitos por celular. O tema será amor pelo Brasil.

 

Osmar Terra participou da abertura do 25º  Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, a Abead, que acontece no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira. Na palestra, ele reforçou a política sobre drogas do governo federal, centrada na ideia de que há uma epidemia de uso de drogas no país, defendeu tratamentos focados na abstinência e se posicionou de forma contrária à liberação do uso, inclusive medicinal, de derivados da maconha.

 

O Ministro reforçou também que apesar dos contingenciamentos, os programas sociais do governo continuam e que neste ano os beneficiários do Bolsa Família receberão uma 13ª parcela. Osmar Terra anunciou uma parceria com o Sistema S para a oferta de cursos de formação para jovens de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que nem estudam e nem trabalham. De acordo com o ministro, os detalhes ainda estão sendo acertados.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo