Funarte vai investir R$38 milhões em projetos de artes

Valorização de Artistas

Publicado em 17/01/2020 - 13:24 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Funarte, Fundação Nacional de Artes, vai investir R$38 milhões em projetos em 2020 nas mais diversas áreas de atuação. O programa Funarte 45 Anos, que marca as quatro décadas e meia de existência da fundação, atualmente vinculada ao Ministério da Cidadania, foi lançado nesta quinta-feira (16), no Rio.

 

A menina dos olhos da programação, segundo o presidente da Fundação, Dane Mantovani, é a criação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, que vai incentivar orquestras-escolas em todas as regiões do país.

 

O objetivo é que o programa contribua com a política de erradicação da violência, da pobreza e do analfabetismo, atuando em áreas de vulnerabilidade social. Segundo Mantovani, o projeto já teve início em polos dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pará  e será ampliado para Pernambuco.

 

No Programa também há projetos de estímulo e valorização de artistas iniciantes e novos compositores, além de inclusão de adolescentes com deficiência, através das artes visuais. Nesta quinta-feira, foi assinado o edital do projeto Banda de Música, que vai distribuir gratuitamente quase 800  instrumentos de sopro às bandas de música de 158 de municípios.

 

Durante a coletiva de imprensa, Dante Mantovani defendeu a lei Rouanet e disse que ela deve ser aprimorada. Segundo ele, é preciso tirar o preconceito das empresas com a lei para que elas possam apoiar mais a arte.

 

A Funarte pretende realizar em março um Fórum para aproximar empresários e artistas.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo