agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Sessenta anos, 60 carnavais: folia também é tradição em Brasília

01:58 Cultura, Especiais 24/02/2020 - 13h10 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O carnaval toma as ruas do Distrito Federal desde antes da inauguração de Brasília. Os primeiros foliões do quadradinho se reuniam na Travessa Dom Bosco, na então Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. É verdade que pouca gente se fantasiava, mas é porque o foco era na construção da nova capital.


Como Brasília foi inaugurada em abril de 1960, oficialmente o primeiro Carnaval da capital foi em 1961, com bailes em clubes no Núcleo Bandeirante e no Plano Piloto. No dia 21 outubro daquele ano, surgiu a primeira e mais premiada escola de samba do Carnaval de Brasília, a Aruc, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro. Dos 48 desfiles oficiais em que participou, a Aruc venceu 31.


Duas curiosidades: os fundadores da Aruc eram cariocas e, na época, o Cruzeiro não tinha esse nome - era o Bairro do Gavião. No ano seguinte, 1962, desfilaram pela avenida W3 Sul a Aruc e outras três escolas: Unidos de Sobradinho, Brasil Moreno e Alvorada em Ritmo.


Da W3 Sul, o desfile foi para a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, depois para a região central de Brasília, avenida Comercial de Taguatinga, Eixão Sul e para a Passarela da Alegria - ou Caldeirão da Folia -, atrás da Torre de TV. De 2005 a 2011, a passarela do samba foi o Ceilambódromo. Depois, o estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, onde a festa ocorreu até 2014. Por falta de verbas, as escolas de samba deixaram de fazer Carnaval em Brasília.

 

* Na reportagem de amanhã, Victor Ribeiro conta sobre o carnaval de rua de Brasília.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique