Conheça a Brasília dos palácios e seus legados culturais

Especial

Publicado em 04/03/2020 - 16:00 Por Victor Ribeiro - Brasília

Brasília é reconhecida, desde a inauguração, pelos traços ousados de alguns de seus principais prédios públicos. Os palácios que recebem os chefes dos Poderes da República ficam em torno da Praça dos Três Poderes, onde mantêm a mesma distância entre si.


Foi a maneira que o arquiteto Oscar Niemeyer encontrou para dizer às futuras gerações que o país precisa de equilíbrio e convivência harmônica entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.


Além da questão política, Niemeyer já imaginava que os palácios seriam legados culturais para Brasília. Se você reparar, os prédios dos Palácios do Planalto, da Alvorada, da Justiça e o Itamaraty parecem flutuar, assim como o Supremo Tribunal Federal e as cúpulas do Congresso Nacional.


Oscar Niemeyer não abriu mão da beleza quando desenhou os prédios que se tornaram cartões-postais da capital.

 

O Palácio do Planalto, onde fica o gabinete do presidente da República, passou por uma grande reforma no fim da década passada, sob supervisão do próprio Oscar Niemeyer. O objetivo foi reconstituir o ambiente da época da inauguração de Brasília. Uma curiosidade é que, inicialmente, o gabinete do presidente ficava no terceiro andar, de frente para a Praça dos Três Poderes. Depois, mudou para uma sala voltada para os fundos, ainda no terceiro andar.

 

Outra curiosidade é que o pequeno lago que separa o Planalto da Praça dos Três Poderes não só foi construído nos anos 90. E os três salões onde ocorrem as cerimônias ou pronunciamentos oficiais ficam no segundo andar. Foi lá, no salão nobre do Palácio do Planalto, que, em dezembro de 2012, o corpo de Oscar Niemeyer foi velado.


Já o Palácio da Alvorada, onde moram os presidentes, foi um dos primeiros prédios construídos em Brasília, junto com o aeroporto e o Hotel Brasília Palace.

 

O presidente Juscelino Kubistchek queria que outras autoridades vissem àquele grande canteiro de obras do alto, pousassem, visitassem a casa dele e tivessem onde se hospedar.

 

O Brasília Palace é um hotel projetado por Niemeyer e construído sobre pilotis, aquelas colunas que marcam os blocos residenciais das superquadras.


Na frente do Alvorada existe um grande gramado, sem grades. Um espelho d’água separa a rua do jardim da residência oficial que já recebeu 17 presidentes da República. Na entrada, chama a atenção uma parede folheada a ouro. Do lado de dentro, cômodos amplos, para que os presidentes pudessem viver com suas famílias e fazer reuniões de trabalho. Ao lado, uma capela.

 

Nos fundos, uma piscina. E, no subsolo, a garagem.

 

Passou por uma grande reforma em 2004, quando ganhou uma churrasqueira, e por uma outra, menor, em 2017.


 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo