agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Festa Literária das Periferias abre inscrições para debates em homenagem a Carolina Maria de Jesus

03:09 Cultura, Notícias 22/04/2020 - 16h46 Rio de Janeiro Embed

Carol Barreto

A Flup, Festa Literária das Periferias, abriu, no último dia 20, inscrições para um processo de formação dedicado à obra de Carolina Maria de Jesus, em particular ao livro Quarto de Despejo, cujo lançamento completará 60 anos no próximo mês de agosto.


Esta Flup Pensa, denominada "Uma revolução chamada Carolina", será a primeira em formato online. Um dos criadores e curador da Flup, Júlio Ludemir, explica porque escolheram homenagear Carolina de Jesus nesta edição da festa.


“Esse ano nós vamos dedica-lo à Carolina Maria de Jesus, a mais popular escritora negra da história do Brasil e a primeira mulher negra na história do mundo a fazer sucesso com um livro. Ela fez sucesso em escala mundial com o livro Quarto de Despejo, cujo lançamento está comemorando agora 60 anos. Precisamente no dia 19 de agosto”.


Júlio explica como se dará esta homenagem.


“Para homenagear esse marco da literatura brasileira, nós criamos um ciclo de debates inspirado no universo da Carolina Maria de Jesus. Esses debates começam no dia 12 de maio e vão até o dia 19 de agosto. A gente vai dialogar com o universo dela – por exemplo, moradia popular, mulheres negras falando das famílias monoparentais, arquitetura negra, trabalho de uma perspectiva popular, de empregadas domésticas e catadoras de lixo”.


Júlio explica que intenção a organização da Flup tem para o livro que será lançado a partir do evento.


“A gente tem o desejo de incluir nesse livro inclusive mulheres que falam português e que não sejam exatamente brasileiras. Ficaríamos encantados de acolher um texto de uma Carolina moçambicana, guineense, angolana”.


Júlio dá maiores detalhes sobre a homenagem a Carolina de Jesus.


“Agora o nosso desejo é reescrever o Quarto de Despejo usando as vozes de mulheres negras que falam português onde quer que exista uma mulher negra falando português. Essa coisa ecológica, ambiental que existe no catador de lixo vai permear nossa homenagem à Carolina Maria de Jesus”.


Nessa edição da FLUP, as inscrições serão restritas a mulheres autodeclaradas negras, maiores de 16 anos e que escrevam em língua portuguesa. Os formulários estarão disponíveis nas redes sociais da Flup – Instagram, Twitter e Facebook – até o dia 30 de abril.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique