agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Festival de Cinema, Vladimir Carvalho e o público: conterrâneos velhos de guerra de Brasília

02:55 Cultura, Especiais 25/04/2020 - 08h29 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O Festival de Brasília não é um orgulho só para a capital. Ao longo de 52 edições, consagrou-se como o principal festival do cinema brasileiro. Sempre cercado por polêmicas, a história do evento se confunde com a carreira do cineasta Vladimir Carvalho.

 

Ainda sobre o festival, Vladimir chama atenção para a participação, sempre marcante, do público.

 

Paraibano de Itabaiana, Vladimir tem 85 anos e traz 24 filmes no currículo. Quem olha assim não imagina que ele tem essa idade, nem que já morou fora de Brasília. Até mesmo o destaque na filmografia, de acordo com ele mesmo, é um clássico do cinema nacional, produzido em 1991 e que conta a história da nossa capital.

 

Ao lado de Glauber Rocha, Vladimir Carvalho fez parte do movimento Cinema Novo, produzindo documentários. O filme de estreia, “Os Romeiros da Guia”, é de 1962. Dois anos depois, foi assistente de direção de outro clássico do cinema nacional, “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho. E chegou a viver na clandestinidade durante o governo militar.

 

O cineasta, que já registrou tantos aspectos da vida em Brasília, saúda a capital nesses 60 anos.

 

Nas próximas reportagens, vamos falar sobre como as notícias mostram Brasília para gente, que mora aqui, e para quem vive fora do DF.

 

 

* Com Produção de Renato Lima

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique