agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Rádio Cultura de Brasília: há 32 anos a pequena emissora trabalha para valorizar a cena local

03:38 Cultura, Especiais 27/04/2020 - 13h06 Brasília Embed

Victor Ribeiro

A Rádio Cultura FM de Brasília entrou no ar no dia 21 de abril de 1988, direto do edifício anexo do Palácio do Buriti. Depois, os estúdios foram transferidos para o subsolo do Teatro Nacional. No fim de 2010, iniciou o processo de mudança para o endereço atual, o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Mas os transmissores continuam até hoje no anexo do Buriti.

 

No começo, o alcance era bastante limitado, porque o transmissor tinha apenas 2 kilowatts e meio de potência. Aumentou para 5 e, hoje, opera com dois transmissores: um de 5 e outro de 10 kilowatts. O sinal alcança todo o Distrito Federal e chega a municípios do entorno, como Luziânia, Cristalina, Mimoso e Padre Bernardo.

 

Não é exagero dizer que a Cultura FM é a irmã mais nova da Rádio Nacional. São rádios públicas e, juntas, abriram muitas portas para artistas brasilienses. O jornalista e apresentador Marcos Pinheiro começou a trabalhar na Rádio Cultura há 30 anos. Ele destaca o papel da emissora em relação ao público e aos artistas do DF.

 

Marcos Pinheiro já foi, em diferentes épocas, diretor da Rádio Cultura e é conhecido por ser “o cara” à frente do programa de rock “Cult 22”, que entrou no ar no dia 4 de outubro de 1991, quando Brasília ainda ostentava o título de capital do rock.

 

A Rádio Cultura FM chega aos 32 anos neste 21 de abril, mantendo o objetivo de valorizar a cena local, como afirma Marcos Pinheiro.

 

A principal diferença entra a Rádio Cultura e a Nacional FM é a programação musical, porque a Cultura inclui músicas internacionais e, na Nacional, o espaço para esses artistas é restrito a alguns programas.

 

Vamos falar sobre a Rádio Nacional FM já já. Mas antes, na próxima reportagem, o assunto será a Nacional Brasília AM, a primeira emissora a contar para o país e até para outros continentes como estava a construção da nova capital brasileira.

 

 

* Com produção de Wesley Braga

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique