agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Agosto terá 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real, com 10 espetáculos gratuitos

04:22 Cultura, Notícias 01/08/2020 - 09h16 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Num dos momentos de maior dificuldade, uma iniciativa surge como um sopro de esperança para o setor teatral.  O Rio de Janeiro vai sediar em agosto o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube. A mostra competitiva, promovida pela Companhia Banquete Cultural, levará ao público 10 espetáculos que estarão sendo encenados ao vivo.


O diretor do Festival, Jean Mendonça, contou que a ideia é fruto de um processo de pesquisa em busca de soluções diante do pânico que se instalou na área cultural assim que a pandemia chegou ao país.


Ainda em março, com o texto de sua autoria, a peça "Ata-me as mãos aos pés das celas", adaptada ao momento atual, começou a fazer experimentações com atores por meio das plataformas digitais. Em julho o espetáculo foi apresentado com sucesso no YouTube.


Jean Mendonça acredita na longevidade do Teatro Web, nome dado ao novo formato, como mais uma possibilidade para o fazer teatro pós pandemia.


Segundo o diretor, o festival é cem por cento independente e não recebeu qualquer fomento, contando praticamente apenas com recursos humanos.  Foram selecionados cinco dramas e cinco comédias para esta primeira edição, com base em critérios como presença, precisão, relevância social, qualidade de som e imagem do vídeo.


A grande maioria das criações foi feita a partir do surgimento da Covid-19 ou com textos readaptados para o momento e a nova realidade virtual do teatro.


Juracy de Oliveria, do espetáculo Safe & Confort, um dos selecionados na categoria drama, avalia que não há uma perda considerável na percepção e conexão com a plateia no ambiente virtual.


Concorrente na categoria comédia, com o espetáculo "Exagerei no Rímel", Anja Bittencourt concorda com o colega e diz que essa é a nova vivência do teatro.


Os trabalhos dos artistas e coletivos teatrais serão apresentados na primeira quinzena de agosto, sempre aos sábados e domingos, ao vivo, pela plataforma Zoom. A sala contará com uma plateia virtual de 90 pessoas, incluindo espectadores voluntários, convidados, júri técnico e organizadores do Festival.


Já na segunda quinzena do mês, os vídeos gravados das apresentações serão exibidos pelo YouTube, no canal da Companhia Banquete Cultural. Nessa etapa o público está convidado a participar como espectador e jurado.


Todas as curtidas serão computadas como voto do Júri Popular. O anúncio dos dois premiados, um pra cada categoria, será em uma live no mesmo canal, no dia 31 de agosto. A participação nos espetáculos é gratuita.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique