agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Projeto leva literatura e interação a estudantes de comunidade do Rio durante a pandemia

03:00 Cultura, Notícias 16/07/2020 - 09h15 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Um projeto que promove o encontro virtual de escritores com crianças e jovens da rede pública de ensino da Favela da Malacacheta, no Morro do Alemão, Rio de Janeiro, promete reforçar o papel social da literatura infanto-juvenil como espaço de expressão.

 

É o Rodas de Leitura, com formato adaptado para o virtual, onde acontecerão encontros semanais durante três meses.

 

A partir de escritores escolhidos pela curadoria do projeto, professores especializados promovem a mediação em torno das obras direcionadas a faixas etárias específicas : de 5 a 8 anos; de 9 a 12; e de 13 a 21 anos de idade. A ideia é incentivar os leitores a interagirem com comentários para os participantes escreverem sobre o texto lido.

 

A intenção é ajudar na formação cultural enquanto as escolas permanecem fechadas durante a pandemia e muitos pais precisam se ausentar para cumprir rotina de trabalho em serviços essenciais. Também é uma forma de buscar combater a vulnerabilidade social por meio da ação cultural, da democratização e do envolvimento da família desses estudantes, como explica a fundadora e diretora do Instituto Estação das Letras, Suzana Vargas.

 

Todos recebem um exemplar do livro trabalhado, além de um kit lanche. A interação com os autores acontece no último encontro de cada ciclo e será aberta ao público com transmissão ao vivo pela fanpage do evento.

 

Além do projeto de leitura, há uma campanha em curso para arrecadar cestas básicas para as cerca de 120 famílias que se encontram em dificuldade financeira.

 

O próximo ciclo de leitura será do livro “ Meu avô Apolinário” de Daniel Mundukuru, que começa na próxima segunda-feira.  Em agosto, será debatida a obra “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Para mais detalhes sobre a programação, acesse o site www.rodasdeleituraiel.org.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique