agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Cultura negra fortalece identidade africana na Amazônia

02:44 Direitos Humanos, Notícias 20/11/2014 - 09h24 Brasília Embed

Karol Assunção

Candomblé, carimbó e delícias como a maniçoba. São vários os elementos na Amazônia que revelam a presença do negro. Dados do Censo de 2010 do IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – apontam que o Norte foi a região onde as pessoas mais se declararam pretas e pardas -  73,5%.


Com um número tão expressivo, o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, alerta para a necessidade de ressaltar a importância dos afrobrasileiros na Amazônia, como destaca a coordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pará, Marilu Campelo.


A professora diz ainda que na região há comunidades quilombolas, descendentes de africanos, em estados como Pará, Amazonas e Amapá.


A presença africana é forte em vários aspectos culturais, como culinária, música e religião, como lembra Marilu.


A influência afro não é apenas em elementos tradicionais. Hoje, a mistura de ritmos mostra que é possível trazer sons africanos para estilos típicos do Norte. É o caso do que faz o Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra. O grupo une as guitarradas paraenses ao afrobeat nigeriano, como aponta o baterista Júnior Gurgel.


O trabalho do Zebrabeat pode ser conferido nas redes sociais, como o Facebook.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique