agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Ditadura violou direitos de indígenas

04:05 Direitos Humanos, Especiais 03/12/2014 - 11h29 Brasília Embed

Karol Assunção

Os indígenas participaram da resistência à ditadura. Eles foram massacrados, manipulados, e perderam terras e direitos. De acordo com o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, o relatório que vai ser divulgado no próximo dia 10 vai ter um capítulo específico sobre essa questão.

O integrante do Cimi – o Conselho Indigenista Missionário -, Egon Heck, considera que a Comissão conseguiu esclarecer algumas violações aos direitos dos povos indígenas na época da ditadura.

O missionário alerta para a importância da continuidade das investigações mesmo após o fim das atividades da Comissão.

Se a Comissão avançou ao olhar para indígenas presos e torturados, ela não aprofundou o debate com a população negra.


O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, afirma que não havia uma política contra os negros, mas acredita que eles eram mais torturados:

Mas existiram casos de repressão e de vigilância a integrantes do movimento negro, como destaca a historiadora Karin Kossling.

A repressão ocorria também contra negros que atuavam na área da música, como relata o produtor cultural Don Filó, um dos idealizadores da Banda Black Rio.

A dor não tem cor, escolaridade, poder aquisitivo. Mas o movimento negro quer que tudo seja esclarecido, inclusive a perseguição racial, para que a memória e a verdade façam parte da história.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique