agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Vale é suspeita de contaminar rio em projeto no Pará

01:45 Direitos Humanos, Notícias 18/08/2015 - 12h31 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A mineradora Vale contesta na Justiça a ordem judicial de paralisar as atividades do projeto Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no Pará.

 

A Justiça determinou a suspensão do projeto depois de uma denúncia do Ministério Público Federal no estado. O órgão afirma que a atividade da mineradora provoca um alto índice de contaminação do Rio Cateté.

 

Segundo o MPF, existem casos comprovados de má-formação fetal e de doenças graves em três aldeias Xikrin provocados pelos impacto da mineradora e 13 mil índios estariam sofrendo os efeitos da mineração.

 

Um estudo publicado pelo médico paulista João Paulo Botelho confirma as alegações do Ministério Público Federal.

 

O endocrinologista esteve em uma aldeia Xikrin em julho deste ano e constatou que toda a extensão do rio Cateté e as plantações ao redor estão contaminadas. O médico também afirma que os índios não conseguem pescar, porque não há peixes na região afetada pela mineração.

 

Em nota, a companhia Vale afirma que a atividade em Ourilândia está licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará e atende todas as condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental.

 

A nota diz ainda que existe uma determinação judicial de 2006 para que a Vale repasse dinheiro para iniciativas de saúde, educação e proteção territorial destinadas aos índios Xikrin.

 

Somente em 2015, estes recursos somarão mais de R$ 11 milhões, divididos entre as aldeias indígenas envolvidas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique