Viva Maria: Especialista comenta situações de violência contra a mulher

10:43 Direitos Humanos, Programetes 20/05/2016 - 04h00 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Nesta edição, Viva Maria faz questão de agradecer, publicamente, o convite que acabou de receber do aluno de graduação do curso de Comunicação na Universidade de Brasília, Caio Albuquerque.

 

No texto do e-mail ele diz:

 

“Estou concluindo o meu curso e, como trabalho final, estou desenvolvendo um programa de televisão para discutir temas ligados à diversidade, sob orientação da Professora Ellis Regina, copiada neste e-mail. O tema do primeiro programa é Violência Contra a Mulher.

 

Como já acompanhei suas participações em debates e palestras na Universidade de Brasília e é notório que a UnB tem se esforçado no sentido de promover uma discussão sobre machismo, violência contra a mulher e feminicídio, além de ações para a melhora do nosso ambiente universitário, especialmente em função dos crimes ocorridos dentro da própria universidade nos últimos anos, tenho certeza que a sua participação nesse programa, inclusive por estar à frente do Viva Maria há tantos anos, vai ser uma grande contribuição ao nosso debate. Dessa forma, convido-a a estar conosco numa mesa de discussão num programa que vai ser gravado na semana que vem, no dia 24 de maio, no estúdio da UnBTV.

 

Confirmada a presença, na oportunidade vou tentar atualizar os desdobramentos de uma notícia inesperada. Pra quem ainda não sabe, a Procuradoria-Geral da República pediu, pela segunda vez, à Alemanha a homologação da sentença de Marcelo Bauer, condenado a 14 anos de prisão pela morte da ex-namorada e estudante de letras da UnB, Thais Muniz Mendonça. Como sabemos, Marcelo fugiu para a Europa após ser denunciado pelo Ministério Público em 1987. Ele chegou a ser preso na Dinamarca, mas fugiu e reside hoje na cidade de Flensburg. O Brasil já pediu a extradição à Alemanha, mas o pedido foi negado devido à cidadania conquistada por Marcelo.

 

De qualquer forma, no afã de continuarmos unidos na luta por justiça, queremos, em memória a Thais, relembrarmos um caso semelhante que aconteceu na UnB em março deste ano: o assassinato da estudante de Louise Ribeiro por Vinicius Neres, réu confesso de sua ex-namorada. Na oportunidade, Viva Maria entrevistou a professora Ellis Regina sobre o caso. Vale a pena ouvir de novo.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique