agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Sistema de energia solar beneficia comunidades Munduruku

01:53 Direitos Humanos, Notícias 19/07/2016 - 10h47 Brasília Embed

Renata Martins

Duas comunidades do povo Munduruku receberam sistemas de energia solar. As placas foram instaladas na última semana pelo Greenpeace. As aldeias ficam na Terra Indígena Sawré Muybu, na região do Rio Tapajós, no Pará.


A energia gerada pela luz solar é armazenada em baterias. As placas abastecem freezers, lâmpadas e o sistema de transmissão de rádio. Nas aldeias já havia energia gerada por um motor a diesel, mas o uso era limitado a poucas horas por dia.


Bárbara Rubim, coordenadora da campanha de energias renováveis do Greenpeace no Brasil conta como foi a reação dos indígenas.


Além de facilitar a vida dos indígenas do local, a instalação das placas, pelos ativistas, é também uma crítica à construção de hidrelétricas na região, como explicou Bárbara Rubim.


Para fazer a instalação, o Greenpeace passou três semanas no local. Os equipamentos foram levados de barco. Durante a permanência, o grupo realizou oficinas para explicar o funcionamento do sistema.


Os indígenas também aprenderam a fazer objetos como fogões, fornos, lanternas e até carrinhos de brinquedo que funcionam com energia solar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique