Entrevista: Conheça Maria da Penha, a mulher e a Lei

Publicado em 12/08/2016 - 18:30 Por Andréa Quintiere - Brasília

A Lei Maria da Penha, que normalmente pune os homens que agridem física ou psicologicamente uma mulher ou a esposa, completou 10 anos no último dia 07.

 

O nome da lei homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento.
 

Em 1983, o marido, por duas vezes, tentou assassiná-la.

 

Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão (morte por descarga elétrica)  e afogamento.

 

Após essas duas tentativas de homicídio, ela tomou coragem e o denunciou.

 

Nesta entrevista concedida à jornalista Andréa Quintiere, que é produtora do programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Maria da Penha explica que a mídia ajuda bastante na divulgação do papel da lei , e tem mostrado para as mulheres que o caminho é “denunciar para se livrar da situação de violência e muitas vezes para garantir a sua vida.”

 

No entendimento de Maria da Penha e também na conclusão de muitas pesquisas, os homens são violentos porque foram educados vendo o pai bater na mãe, o avô bater na avó.

 

Desta forma, eles vão para a vida como se estes atos fossem normais.

 

Maria da Penha considera necessário desconstruir para que a cultura machista seja substituída por mais amor, atenção,  respeito e  dignidade para a mulher.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo