agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Estudo mostra que negros têm mais chances de serem assassinados do que brancos no Rio

02:16 Direitos Humanos, Notícias 20/11/2016 - 16h02 Rio de Janeiro Embed

Nanna Pôssa

Mesmo desconsiderando os fatores econômicos e sociais, os homens negros têm mais chances de serem assassinados do que os brancos na cidade do Rio de Janeiro. A diferença atribuída à cor da pele é de 23,5%.

 

O dado é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresentou um estudo inédito nessa sexta-feira (18). 


A análise foi feita cruzando dados do censo de 2010 e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Datasus do mesmo ano.

 

No documento, os pesquisadores Daniel Cerqueira e Danilo Coelho concluíram que, mesmo entre pessoas de mesmo padrão social e econômico, os negros têm mais chances de serem vítimas de homicídios do que os brancos.

 

Para Daniel Cerqueira, o racismo é causa desta diferença. 

 

Na probabilidade de cada pessoa no Rio de Janeiro sofrer homicídio, calculada pelos pesquisadores, entre os 10% que têm mais chance de sofrer homicídio, 79% eram negros.

 

A pesquisa concluiu também que entre a população branca há uma proteção maior da infância e juventude, mas o mesmo não ocorre com a população negra.

 

Enquanto um adolescente branco tem quase 75% menos chance de ser assassinado do que um adulto branco, a chance de um adolescente negro ter o mesmo fim supera os 23% do que um adulto negro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique