agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Quilombolas de Tocantins sofrem com falta de água no Sudeste do estado

02:43 Direitos Humanos, Notícias 19/11/2016 - 10h20 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Quilombolas do município de Almas, no Tocantins, estão sofrendo com a falta de água na comunidade Poço D’Antas, a sudeste do Estado. De acordo com o Defensor Público Agrário Pedro Alexandre Conceição, a comunidade fica numa região de clima muito seco. Além de enfrentar a estiagem que se prolonga há meses, os quilombolas estão sem receber carros pipa. Cenário que afeta, diretamente, o modo de vida tradicional desses povos.

 

Outro problema, de acordo com o defensor, é o atraso na instalação de cisternas na região. O prazo para a entrega dessas cisternas era 29 de outubro. Nem todas as famílias receberam, e as que tem não conseguiram armazenar uma gota sequer, por causa da falta de chuva na região.

 

Até a próxima semana, a Defensoria Pública vai recomendar ao governo do Tocantins que restabeleça o abastecimento de água por carros pipa e agilize a entrega das cisternas, para quando chegar o período de chuvas.

 

Em nota, a Agência Tocantinense de Saneamento informou que todas as 435 cisternas do Programa Água Para Todos previstas para o município de Almas já estão instaladas.

 

Deste total, 09 foram instaladas em residências dos moradores aptos, segundo critérios do governo federal, na comunidade quilombola Poço D’Anta.

 

Cada cisterna é fabricada em polietileno, conta com bomba manual para retirada da água e tem capacidade de armazenamento de 16 mil litros.

 

A comunidade também será beneficiada com um sistema coletivo de abastecimento de água. As obras já estão licitadas e aguardando liberação de recursos do governo federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique