agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Viva Maria: Amanhã, Dia Mundial dos Direitos Humanos, é preciso reforçar luta de mulheres negras

07:02 Direitos Humanos, Programetes 09/12/2016 - 08h38 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Na certeza de que sem os direitos das mulheres não há direitos humanos, Viva Maria antecipa as comemorações em torno do 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos,  para dar voz às mulheres negras, que sob o manto da invisibilidade, continuam sendo vítimas do racismo e da violência. 


No último dia 29, foi lançado, em Brasília, o Fórum Permanente pela Igualdade Racial (Fopir), com o objetivo de  fortalecer o enfrentamento do racismo e a defesa das políticas de promoção da igualdade racial e de gênero. No lançamento, Viva Maria teve a oportunidade de conversar  com Vicenta Camusso que é da Rede de Mulheres Afro-latinoamericanas, Caribenhas e da Diáspora no Uruguai.

 

Em sua fala durante a mesa que discutiu o combate ao genocído da juventude e a defesa dos direitos das mulheres negras, Vicenta teve a oportunidade de dizer que "ser minoria negra no Brasil não é uma realidade, ao contrário do que acontece no Uruguai, Argentina, Chile".

 

Vicenta também fez questão de compartilhar seu espanto ao participar recentemente de uma Conferência da ONU em Genebra sobre os Direitos Humanos . Na ocasião, quando da leitura final do documento do encontro, percebeu que não havia nenhuma referência à situação de desigualdade que as mulheres negras experimentam mesmo no Brasil, onde elas são maioria.


Nadine Gasman, representante da Onu Mulheres no Brasil, que teve a oportunidade de ouvir Vicenta Camusso, comentou essa lacuna no documento da ONU,  com exclusividade para o Viva Maria, e disse acreditar que a criação do Fórum  Permanente pela Igualdade Racial  (Fopir)é um grande passo contra as desigualdades de gênero e raça.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique