agario unblocked agario - yohoho - agario - agario

MPF instaura novo inquérito para investigar a morte de Herzog

01:23 Direitos Humanos, Notícias 06/08/2018 - 15h35 Rio de Janeiro Embed

Eliane Gonçalves

O Ministério Público Federal instaurou novo inquérito para investigar a morte do jornalista Vladimir Herzog. 

 

Os primeiros ofícios do Ministério Público com pedidos de informações sobre o caso começaram a ser expedidos nessa segunda-feira (06).

 

A procuradora Ana Letícia Absy, de São Paulo, vai  ficar responsável pelo inquérito e já pediu informações para as comissões nacional e estadual da verdade , ao Arquivo Nacional e ao governo de São Paulo.

 

Herzog morreu em outubro de 1975, no mesmo dia em que  se apresentou voluntariamente ao DOI,  Destacamento de Operações de Informações, para prestar um depoimento. Foi preso  e morreu sob tortura.

 

Para forjar um suicídio, os agentes do DOI simularam um enforcamento, amarrando Herzog a uma grade com cerca de 1 metro e 60 de altura.  A fraude foi endossada pelo exército até que  três anos depois o assassinato foi reconhecido pela Justiça Federal. Uma decisão que é considerada um marco que deu início ao processo de reabertura democrática.

 

O novo inquérito para investigar a morte do jornalista foi aberto na sexta-feira (03), depois que o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por não ter apurado, nem punido os responsáveis.

 

Segundo a Corte, a morte de Herzog foi um crime contra a humanidade e não pode deixar de ser investigada, apesar da Lei da Anistia.

 

* Texto atualizado às 15h48 de 06/08/18. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique