agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

No Rio, Dia da Consciência Negra é celebrado na Pequena África

02:35 Direitos Humanos, Notícias 20/11/2019 - 13h06 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Por mais um ano, o Dia da Consciência Negra foi celebrado no monumento a Zumbi dos Palmares, no centro do Rio de Janeiro. A data é feriado na capital fluminense.

 

Logo cedo, participantes fizeram a tradicional lavagem da estátua de Zumbi e a festa foi animada pela apresentação do grupo de Afoxé Filhos de Gandhi. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Luiz Eduardo Negrogun, ressaltou que a festa celebra não somente a resistência do povo negro à escravidão, mas, também, toda a herança africana e suas contribuições para a formação da cultura brasileira.

 

A estátua de Zumbi foi erguida há 34 anos, em uma região conhecida como Pequena África, justamente por causa dessa herança.

 

Mas apesar de ser uma das principais figuras de reverência da comunidade negra, Zumbi dos Palmares ainda não tem o reconhecimento devido, na opinião do presidente da Comissão Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, Babalawo Ivanir dos Santos.

 

E o Estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um herói, o marinheiro negro João Cândido. Ele foi o líder da Revolta da Chibata, quando marinheiros se rebelaram em 1910 contra os castigos físicos impostos por oficiais brancos a militares de baixa patente negros.

 

A lei que determina a inclusão de João Cândido no livro de heróis e heroínas do estado já foi publicada no Diário Oficial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique