agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Regras para visto de cidadãos haitianos são atualizadas

02:24 Direitos Humanos, Notícias 23/12/2019 - 17h16 Brasília Embed

Marcela Rebelo

Os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e o das Relações Exteriores atualizaram as regras para concessão de visto temporário e de autorização de residência para acolhida humanitária de cidadãos haitianos.

 

Uma portaria interministerial sobre o assunto foi publicada, nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial da União.

 

Segundo o Ministério da Justiça, as novas regras reduzem prazos e a burocracia. O diretor do Departamento de Migrações da pasta, André Furquim, explica que a ideia é facilitar o processo para haitianos que tinham dificuldades em buscar documentação.

 

Com as mudanças, o Ministério da Justiça espera ter condições de tratar aproximadamente 30 mil pedidos de refúgio pendentes de análise no Conare, Comitê Nacional para Refugiados.

 

Segundo André Furquim, muitos haitianos procuravam o comitê por achar que não tinham condições de cumprir os requisitos anteriores para conseguir a residência no Brasil.

 

A partir de agora, caberá ao próprio requerente declarar que os documentos são autênticos. Se, eventualmente, for constatada fraude, o solicitante pode responder legalmente, além de perder a autorização de residência.

 

Certidões de nascimento e de casamento poderão ser aceitas sem a necessidade de tradução.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique