agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Máscaras faciais prejudicam comunicação com surdos; saiba como adaptar

00:00 Direitos Humanos, Notícias 11/05/2020 - 19h39 Brasília Embed

Adalto

O uso obrigatório de máscara facial oferece proteção aos indivíduos contra a pandemia do novo coronavírus. No entanto, os surdos e as pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade de se comunicar com outra pessoa, pois o item cobre parte do rosto.

 

De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), existem na capital federal mais de 4 mil pessoas com deficiência auditiva.

 

No Brasil, esse número sobe para mais de 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 5% da população.

 

O coordenador do Núcleo de Formação de Pessoal do Centro de Apoio ao Surdo da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e membro do Conselho deliberativo da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Adapa), Marcos Brito, fala sobre o problema da compreensão do diálogo durante a quarentena.

 

O coordenador avalia que uma opção para essas pessoas seria a máscara feita de acrílico que cobre todo o rosto, mas permite ao surdo manter a percepção das expressões.

 

Marcos Brito acrescentou que a Adpa está traduzindo as informações sobre a pandemia em libras. A comunidade surda pode acessar a página da associação pela internet ou pelo whatsapp (61) 8341-2228.

 

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é considerada a língua materna dos surdos.

 

*Com produção de Rosemary Cavalcanti

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique