agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

No Dia Mundial da Higiene das Mãos, o alerta para a importância do ato que salva vidas

03:30 Direitos Humanos, Notícias 05/05/2020 - 08h49 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Desde o ano de 2009, o dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde, para lembrar que lavar as mãos é a melhor forma de prevenir diversas infecções.

 

Neste ano, o 5 de maio tem ainda mais relevância, porque ocorre exatamente durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Lavar as mãos pode salvar vidas, como afirma o diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José Davi Urbaez.

 

Parece simples: bastam água limpa e sabão. Mas, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a água potável é um recurso fora do alcance de quase 35 milhões de brasileiros.

 

Uma declaração da ONU, referendada pelo governo brasileiro, define a água e o esgoto sanitário como direitos humanos fundamentais.

 

O engenheiro Marcos Montenegro, coordenador do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, destaca a importância do acesso universal à água.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um passo a passo sobre como fazer a higiene corretamente. Molhe bem as mãos, sem encostar na pia. Espalhe o sabão nas palmas e nas costas das mãos. Passe água e sabão até a região dos pulsos. Esfregue bem, inclusive entre os dedos e debaixo das unhas.

 

Aí, você enxágua para tirar o sabão, começando pelos pulsos. Se estiver em banheiro público ou de uso coletivo, enxugue as mãos com uma toalha de papel e também use o papel para fechar a torneira. Depois, jogue fora o papel. Se estiver em casa, use uma toalha só para enxugar as mãos. Se não tiver água e sabão, procure usar álcool 70% para higienizar as mãos.

 

Para quem não tem esse material de higiene em casa, diversas organizações não governamentais estão doando água, sabão e álcool em todo o país.

 

Com produção de Salete Sobreira, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique