IBGE aponta que Nordeste é a região mais desigual do país

Publicado em 19/09/2014 - 08:56 Por Kariane Costa - Brasília

Os índices de desigualdade no Brasil apresentaram a primeira piora em mais de uma década. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo IBGE. O chamado Índice de Desigualdade no Brasil piorou. Passou de 0,496 em 2012 para a 0,498 em 2013, o primeiro aumento desde 2001. O Gini é usado em todo o mundo para medir a diferença entre a renda dos mais pobres e dos mais ricos. A Região Nordeste apresentou o pior nível de desigualdade.

 

Para ministro de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, a queda da desigualdade não veio para ficar. A pesquisa do IBGE revelou também que as mulheres são mais da metade da população: 51,5%. Apesar de maioria, as mulheres ainda ganham, em média, 25% a menos do que os homens.

 

Outro dado da pesquisa é que 53,1% dos entrevistados se declararam pretos ou pardos, número maior que o do último levantamento. A Pnad também aponta para o envelhecimento da população: 13% dos brasileiros são idosos. Na educação, a taxa de analfabetismo das pessoas com mais de 15 anos voltou a cair em 2013. Já o número de crianças entre 4 e 5 anos de idade, que estão na escola, alcançou 81,2%. Outra dado da pesquisa foi a redução de 12,3 por cento no número de crianças e jovens que trabalham. Já a taxa de desemprego no Brasil subiu para 6,5 por cento de 2012 para 21013.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo