Governo aumenta impostos sobre gasolina e crédito

Publicado em 20/01/2015 - 00:51 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou nessa segunda-feira quatro medidas para aumentar impostos. Com o novo decreto, o governo espera aumentar a arrecadação em mais de R$ 20 bilhões em 2015. Nos combustíveis, o imposto sobre o litro da gasolina vai crescer 22 centavos e, sobre o diesel, 15 centavos. Os valores vão ser alterados a partir de 1º de fevereiro.

 

O ministro da Fazenda disse que não pode prever um aumento no preço final dos combustíveis. "Eu não tenho envolvimento com a política de preços da Petrobras."

 

O setor dos cosméticos também foi atingido. O IPI, Imposto sobre Produto Industrializado, não vai crescer, mas vai começar a ser cobrado também do atacadista. Antes, somente a área industrial dos cosméticos é que pagava esse imposto.

 

Tem ainda o crescimento do PIS/Cofins para produtos importados. Ele passa de 9,25% para 11,75%.

 

E quem for pedir empréstimos vai pagar um pouco mais. O IOF para crédito de pessoa física dobra de 1,5% ao ano para 3% ao ano.

 

O aumento nesses quatro tributos, segundo Joaquim Levy, vai trazer R$ 20,36 bilhões este ano e deve ajudar a recuperar a confiança na economia. "Essas medidas tem por objetivo aumentar a confiança na economia, a disposição das pessoas de investirem, os empresários a pensar novas coisas. Não teremos só aumento de impostos. É uma série de ações para organizar o ambiente econômico da maneira mais favorável ao crescimento e ao aumento do emprego."

 

O ministro afirmou que essa é mais uma medida de ajuste fiscal para equilibrar os gastos públicos.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo