Comer fora ficou 136,14% mais caro em dez anos

Publicado em 12/02/2015 - 05:42 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Continuando a prosa em cima da inflação que já bateu o teto da meta traçada pelo governo. Os analistas financeiros ouvidos toda semana pelo Banco Central acham que vai continuar assim até dezembro – só subindo. Então, voltando ao ano passado, quando a inflação fechou nos 6,41%. Vamos nessa?

 

Pois pode colocar aí na manchete da rádio. IBGE informa. É quem fecha a inflação oficial, medida pelo IPCA. Índice de Preços ao Consumidor – Amplo. Foi de 6,41%. Mas a pessoa aí sabe de quanto foi a inflação da carne, usada todos os dias, não só na refeição a quilo, fora de casa, mas nos churrasquinhos, cada vez mais difíceis no fim de semana? E a manchete?

 

Nos últimos dez anos, comer fora de casa ficou 136,14% mais caro A inflação oficial, pelo IPCA, no mesmo tempo, foi de 69,73%. Se a pessoa aí tiver condição de comer em casa, a inflação, em dez anos, foi de 86,59%. Então, por que comer fora se está mais caro do que comer em casa? Simples. Tem mais emprego, mais mulher trabalhando fora e a empregada doméstica está cada dia mais difícil e mais caro.

 

Por que então está cada dia mais caro comer fora de casa? IBGE informa. O restaurante a quilo, o mais barato, está pagando aluguel mais alto, por causa da inflação da habitação. No ano passado foi de 8,8%. A inflação da energia elétrica, tão importante no restaurante, no ano passado foi de 17,06%. Neste ano vai ser maior ainda. Resultado: mexe no seu bolso, com o quilo de comida mais caro.

Tem ainda o dólar e a carne no preço alto do quilo da comida fora de casa. Com o dólar valendo muito mais do que o real vale a pena exportar, o que acontece com a nossa carne, que vai direto para a China e a Rússia. Indo para lá, falta cá, e aumenta o preço no prato de comida. Tanto que a inflação da carne, no ano passado, foi de 22,21%.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo