Rendimento da poupança está abaixo da inflação

Publicado em 19/02/2015 - 08:56 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Em janeiro, a poupança rendeu 0,59% e a inflação comeu 1,24%.   Então, dou razão para a pessoa ouvinte cidadã que reclamou da poupança estar rendendo menos do que a inflação. Ou seja. Na poupança, a gente, na realidade, está é perdendo dinheiro. E por que isto acontece?

 

Resposta rápida: não dá para aumentar o rendimento da poupança porque existem regras. Então, o negócio é baixar a inflação o mais rápido que puder. Acontece que até o fim do ano, admitem os analistas financeiros ouvidos pelo Banco Central, está difícil isto acontecer. Por isso, para a pessoa ouvinte aí entender. A caderneta de poupança, mesmo não pagando Imposto de Renda, está dando prejuízo. A inflação leva o rendimento e mais um pouco. Pelo seguinte.

 

O rendimento da poupança é calculado em meio por cento ao mês mais a TR. O depósito do rendimento é feito 30 dias depois da data em que foi colocado no banco. Se tirar antes, perde. Por isso é importante saber quanto foi depositado a cada dia diferente do mês. Se tiver que retirar, escolha o dia em que já tenha dado um mês para não perder mais ainda. Já falo o que é TR. Mas atenção. O rendimento de meio por cento ao mês - dá 6,17% no ano - só vale se a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano. É a tal taxa básica de juros de que eu falo que mexe aí no seu bolso. Hoje a taxa Selic está em 12,25% ao ano. Se baixar a Selic e aumentar a inflação, fica pior ainda.

 

E se a Selic estiver abaixo dos 8,5%? E na caderneta antiga? E esta tal de TR, não pode aumentar não? E que diacho é esta tal de TR? Gente. Meu tempo acabou. Vamos fazer o seguinte. Amanhã, neste horário, nesta rádio, eu volto com a resposta. Por que o governo não aumenta a TR para a poupança deixar de render abaixo da inflação?

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão . É publicado de segunda a sexta -feira.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo