agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Aumento do teor de álcool na gasolina pode prejudicar o carro?

02:22 Economia, Programetes 19/03/2015 - 05h00 Brasília Embed

Karol Assunção

Desde segunda-feira, o teor de álcool na gasolina aumentou. Agora, o nível de etanol presente no combustível derivado do petróleo passou de 25 para 27%. E a dúvida que surge é: essa mudança pode prejudicar o carro?

O coordenador do Laboratório de Análise de Combustíveis Automotivos da Universidade Federal do Paraná, Carlos Yamamoto, tranquiliza quem usa carro flex, aquele que pode ser abastecido tanto com álcool quanto com gasolina.

 

Sonora

 

Ele lembra que o álcool na gasolina já é utilizado há algum um tempo e até traz benefícios.

Sonora

Mas quem dirige carro movido apenas a gasolina deve ficar atento, pois ainda não há garantia de que o veículo vai funcionar bem com esse aumento do teor de etanol no combustível, como destaca Carlos Yamamoto.

 

Sonora

 

Para o professor de engenharia química, são necessários mais estudos para verificar os efeitos dessa alteração. Enquanto isso não acontece, uma alternativa para quem possui carro movido apenas a gasolina é abastecer o tanque com gasolina premium, que vai continuar a ter 25% de álcool, apesar de ser mais cara.

 

 

A Vez do Consumidor : Programete com orientações ao cidadão sobre relações de consumo. É publicado às quintas-feiras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique