Imposto de cerveja e refrigerante fica mais caro

Publicado em 01/05/2015 - 18:23 Por Danyele Soares - Brasília

A partir deste mês, o imposto sobre bebidas frias – cerveja, refrigerante, energético e isotônico – fica, em média, 10% mais caro. De acordo com a Receita Federal, o repasse para o preço final, que é pago pelo consumidor, depende de cada fabricante.

 

A mudança foi publicada em janeiro, mas precisava ser regulamentada para começar a valer. A regulamentação foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a nova regra, o governo espera arrecadar cerca de 860 milhões de reais em 2015 e o valor será ainda maior nos próximos anos, chegando a 3 bilhões e 200 milhões de reais em 2018.

 

Segundo a Receita, as alíquotas não eram atualizadas há dois anos. Antes, os tributos sobre essas bebidas eram calculados com base em um sistema que cruzava uma tabela fixa de preços, o volume e a embalagem. Agora, as alíquotas são fixas e incidem sobre o preço do produto.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo