Plano quer combater o trabalho informal no setor rural

Publicado em 29/07/2015 - 17:59 Por Kariane Costa - Brasília

O governo lançou nesta quarta-feira o Plano Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados. O lançamento foi na Contag- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura em Brasília.


 


O plano tem como foco quatro eixos: geração de emprego, educação, saúde e o combate à informalidade no campo. Além de ações como capacitação profissional para população rural e o incentivo para evitar a evasão escolar, comum na região.

 

 

Atualmente existem no Brasil 4 milhões de trabalhadores rurais. Desses, 6 em cada 10 atuam na informalidade e com salários menores que os formais, de acordo com pesquisa do IBGE de 2012.

 

 


Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o combate à prática é umas das principais metas do plano.


 


Para reforçar a fiscalização do trabalho no campo, Manoel Dias disse que 350 novos servidores devem ser nomeados nos próximos meses. E, que está previsto um novo concurso para auditores fiscais no próximo ano.

 


De acordo com o ministro, seriam necessários cerca de 2 mil fiscais do trabalho para atender a demanda do setor.

 

Também durante o encontro, foi assinado um acordo com o Ministério da Saúde para que os trabalhadores rurais tenham mais acesso aos serviços básicos de saúde.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo