Trocando em Miúdo: Aumenta número de desocupados no país

Publicado em 06/10/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã. Nos últimos 12 meses, o número de desocupados no Brasil, ou seja, que continuam procurando emprego, mas sem achar um, aumentou. Na verdade, em um ano, 1 milhão e 800 mil pessoas se juntaram aos demais desocupados. 


Quem foi que disse? IBGE. Na PNAD Contínua. É a  a mais completa. Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio. Confirma este aumento dos desocupados, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo?

 

Sonora: "Houve um aumento expressivo no número de pessoas procurando trabalho em relação ao ano passado. Esse número vem mostrando o que a PNAD Contínua já vinha mostrando em edições anteriores, mostrando que essa procura não cedeu, pelo contrário, está mais forte."

 

Continuando a prosa mais do que ocupada. Daí a pessoa, chamada de desocupada pelo IBGE, só porque não está conseguindo trabalho,  ela parte para outra. São os bicos, diárias, serviços provisórios e que, se for de uma classe de renda que era maior, a pessoa diz que está fazendo freelancer.

 

Cimar Azeredo, do IBGE, lógico então que aumentou o número de gente trabalhando sem carteira assinada, não é?

 

Sonora: "Essa procura entra como consequência principal do aumento da perda de estabilidade. Houve uma perda expressiva no contingente de pessoas com carteira de trabalho assinada. Isso chega a quase 1 milhão no ano no Brasil inteiro. Houve também mudança na própria estrutura do mercado de trabalho, ou seja, menos pessoas com carteira de trabalho assinada, mais pessoas trabalhando por conta própria, ou trabalhando como empregador, isso remete à informalidade."

 

Esta prosa falsamente chamada de desocupada pode ainda chegar a mais um ponto.

 

O setor da construção civil é onde tem mais desocupado, segundo a pesquisa do IBGE. Mas atenção para a palavra desocupado. Não quer dizer o que você aí está pensando.

 

Na construção, é onde teve mais desemprego, onde tem poucas obras e, por isso, menos vagas. Quem explica é Cimar Azeredo, do IBGE:

 

Sonora: "Na construção foi observada uma perda expressiva em relação ao ano passado. Eles estão perdendo população ocupada."

 

Fechando a prosa. Pior ainda é a situação do desemprego total. Pesquisa feita pelo Dieese e pela Fundação Seade.

 

Só em São Paulo, o mais rico estado do país, a taxa de desemprego total subiu para 13,9% .

 

Mas só para fechar a prosa, Cimar Azeredo, do IBGE. Por que aumentou o número de desocupados no país?

 

Sonora: "Esse nível de ocupação mais baixo é que está impulsionando essa procura maior por emprego. É uma variação que tanto na comparação anual quanto na comparação mais recente mostra recorde em termos de aumento de procura de trabalho e, consequentemente, da taxa de desocupação." 


Então, tá.
Obrigado pela boa companhia.
Inté e Axé.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo