Trocando em Miúdo: Entenda crise econômica na Europa

Publicado em 29/10/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa cidadã. De volta das férias, a conversa continua, a crise na economia também e, por isso, adianto o que ouvi na Europa nesses últimos vinte dias. Preste atenção: a situação da economia no mundo se agrava. Certo? Então, vamos nesta e qualquer coisa se comunique com a gente no email emconta@ebc.com.br.

 

Na Europa, o desemprego, principalmente entre os jovens, continua muito alto na Grécia, Espanha, Portugal e Itália. Na Europa, ainda tem a chegada de quase sete milhões de refugiados, logo agora, no começo do inverno.

 

Se forem aceitos como refugiados, o país que recebe paga as despesas de hospedagem básica. Acontece que quase todos querem a Alemanha, a melhor, na economia.

 

Mas vamos às causas da crise econômica mundial e hoje não estou falando da crise no Brasil, muito falada lá fora.

 

E por que a crise econômica mundial se agrava? Ponto um: país rico que produz petróleo está deixando de ganhar. O barril de petróleo que até um tempo atrás custava mais de cem dólares, hoje custa menos de 50. Atinge, aliás, até o nosso pré­-sal brasileiro. Tirar o petróleo no fundo do mar está ficando mais caro do que a gente consegue na venda.

 

A situação econômica mundial se agrava. Um exemplo, a China. A economia dela crescia mais de 10% ao ano. Agora, cresce menos do que sete. Tudo mal que a economia do Brasil não cresce, está abaixo de zero.

 

No caso da China, onde a queda é pequena, atinge de perto quem exporta para ela. Por exemplo, o nosso Brasil. Vende menos soja e menos minérios. Justo agora que o dólar vale bem mais do que o real. Se exportasse mais, ia receber mais dólar, que vale bem mais do que o real. 

 

A crise da economia mundial só se agrava. E pode se agravar mais ainda. Azar dos países em desenvolvimento que estão muito endividados. Sem contar situações militar, ecológica e até humanitária. Tudo se agravando. Outro exemplo, partidos de direita ameaçam tomar o poder por causa da confusão instalada em muitos países. Nacionalismo, fechamento de fronteiras.


Conversei, vi e li, nestes dias, na Europa, principalmente na Alemanha, sobre o que está faltando no mundo?

 

Primeiro, acordar o dinheiro que está dormindo e usar em investimentos públicos que voltem a geral empregos.  Segundo, investir dinheiro na procura de novos meios de energia elétrica nos países ao Sul da linha do Equador. Terceiro, acabou o meu tempo. Amanhã eu volto. 

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo