Confiança do comércio atinge maior nível desde junho de 2015

01:27 Economia, Notícias 25/05/2016 - 11h27 Brasília Embed

Nielmar de Oliveira, da Agência Brasil

O Índice de Confiança do Comércio avançou 4,3 pontos em maio deste ano, chegando a 70,9 pontos, o maior nível desde junho de 2015.

 

Os dados da Sondagem do Comércio foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

Em abril, o indicador fechou em queda, de 0,5%. Quando a comparação é feita com maio do ano passado, no entanto, o índice continua negativo, em 3%.

 

Na avaliação do superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV, Aloísio Campelo, embora a alta mais expressiva de maio do Índice de Confiança do Comércio capte “a redução do pessimismo no setor”, isso deve ser interpretado “com alguma cautela”.

 

“Primeiro porque o nível da confiança ainda está muito baixo, segundo porque a alta do índice em 2016 tem ocorrido em função de uma leitura gradualmente mais favorável em relação às chances de melhora do ambiente econômico nos meses seguintes do que devido a uma efetiva melhora das vendas ou da lucratividade no presente.”

 

A edição de maio coletou informações de 1.223 empresários entre os dias 2 e 20 deste mês. 

 

Leia mais na Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique