Trocando em Miúdo: Conheça o golpe do empréstimo online

Publicado em 10/05/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

Está correndo por todo lugar, pelo telefone, na rua ou mesmo na internet, um golpe que tem apanhado gente desprevenida ou, porque precisando de dinheiro, acredita que está fazendo um negócio interessante.  É o golpe do empréstimo online. Vamos nessa?

A pessoa oferece dinheiro emprestado, pagamento de juros que parece igual ao dos bancos, sem muita exigência nem nada, garantia de rapidez.

A pessoa, precisando muito para pagar dívida atrasada, aceita e o pior. Na maioria das vezes, o golpista, que pode até usar o nome de um correspondente bancário, pede a comissão adiantada.

A pessoa manda o dinheiro, que parece pouco, e adivinhe o que acontece. Não vê o dinheiro de volta e muito menos o prometido de emprestado.

A coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, avisa que é preciso tomar muito cuidado nestas facilidades de tomar dinheiro emprestado.

Primeiro lugar: desconfie. Segundo lugar: fuja na hora se a pessoa, mesmo dizendo que é correspondente bancário, pede algum dinheiro adiantado pelo serviço. É fria.

Sonora: "Sem dúvida, não contratar por telefone, por mensagens de email, não contratar sem conhecer onde ele está realmente fazendo o seu contrato de empréstimo. Lembrando que principalmente aposentados e pensionistas devem, caso necessitem, solicitar na instituição onde recebem seu benefício e não contratar fora dali. Porque existe ali o endividamento real de aposentados e pensionistas e que não deveria, por exemplo, ultrapassar 30% do salário que ele recebe para concessão de empréstimo."

Pois então, olho vivo para não cair no golpe do empréstimo por pior que esteja a sua situação, precisando pagar dívida atrasada.

Sempre tem que pegar o telefone de quem está oferecendo o serviço, o endereço, a página na internet. E depois, por meio do telefone 145, do Banco Central, ver se a empresa existe mesmo.

Se existir, vai ter o quanto cobra de taxas pelo serviço, se tem reclamações. Há ainda os serviços de defesa do consumidor.

Sonora: "Ele tem que verificar junto ao Banco Central, pedir informações para defesa do consumidor, verificar se ele não tem muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e, prinicipalmente, checar todas as informações que estão sendo passadas. O consumidor não deve contratar por telefone porque, geralmente, não tem as regras claras e o documento físico que vai comprovar o empréstimo. Por telefone é bem perigoso e a Proteste não recomenda."

Pronto. Então, estamos entendidos. Se o serviço for oferecido pelo telefone ou pela internet, olho vivo uma porção de vezes. Muito cuidado redobrado.

E mesmo assim, o que vale se for assinado numa empresa pequena, faça o seguinte: comece guardando tudo que for papel. Até a propaganda é importante para depois reclamar.

Então, tá.
Inté e axé.

 

*Este programa é uma reprise. O original foi ao ar em 03/03/2016


Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo