agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Com 13º na mão, brasileiros vão às compras

01:27 Economia, Notícias 22/11/2017 - 11h48 Brasília Embed

Graziele Bezerra

O dinheiro do 13º salário já tem destino certo para muitos brasileiros: comprar presentes de natal.


Uma pesquisa da SPC Brasil e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizada nas 27 capitais, mostra que cinco em cada dez brasileiros vão comprar presentes no Natal.


O levantamento mostrou que 49% dos entrevistados pretendem utilizar o 13º para turbinar as compras, sendo que 45% dos consumidores não querem gastar tudo e 4% vão usar todo o valor.


Existe ainda a fatia de 12% que não pretendem gastar o 13º salário com presentes neste fim de ano. É a turma dos poupadores, que espera reservar o dinheiro para pagar dívidas. Nesta parcela, 41% dos entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes.


Na opinião da economista do SPC Brasil Marcela Kawauti o uso do dinheiro extra tem que ser planejado. Pagar dívidas deve ser uma prioridade e o que porventura sobrar pode ser destinado para a economia ou para as festas e presentes.


O educador financeiro José Vignoli ensina que quem escolher comprar presentes deve optar pelo pagamento a vista para evitar endividamentos na entrada do ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique