agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Inflação das famílias de baixa renda recua em outubro, mas acumula alta de 3,07% no ano

01:34 Economia, Notícias 06/11/2019 - 11h59 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

A inflação para as famílias que ganham até 2,5 salários mínimos por mês continuou em queda em outubro.

 

A taxa foi de – 0,12%. Em setembro, a variação foi de - 0,09%. Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Classe 1, divulgados nesta quarta-feira (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostram, ainda, que o indicador acumula alta de 3,07% no ano e 3,14% nos últimos 12 meses, acima das taxas registradas pelo IPC Brasil, que mede a inflação para todas as faixas de renda, de 2,82% no ano e de 2,93% nos últimos 12 meses.

 

Em outubro, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram taxas negativas, influenciando no recuo da inflação para as famílias de baixa renda, que gastaram menos com habitação, Comunicação, Educação, Leitura e Recreação; e Saúde e Cuidados Pessoais. Os destaques foram as quedas nas tarifas de energia elétrica e de telefone móvel, e nos preços de material escolar e de aparelhos médico-odontológicos.

 

Em sentido contrário, os grupos Alimentação, Despesas Diversas, Transportes e Vestuário registram alta em suas taxas de variação. Os destaques foram os itens hortaliças e legumes, alimentos para animais domésticos, gasolina e calçados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique