agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Aneel: contas de luz permanecerão com bandeira amarela em janeiro

01:47 Economia, Notícias 29/12/2019 - 11h01 Brasília Embed

Gésio Passos

As contas de luz, em janeiro, continuarão na bandeira amarela. Com isso, o custo será de R$ 1,34 por 100 quilowatts-hora (kWh).

 

A regra da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, estabelece que a bandeira amarela é um sinal de alerta e que o armazenamento dos principais reservatórios das usinas hidrelétricas está em nível baixo. Segundo a agência, as chuvas de dezembro estão abaixo da média histórica no país.

 

A bandeira amarela prevê um aumento dos valores da conta em relação as condições normais, no caso a bandeira verde.

 

A Aneel orienta os consumidores a reforçar a economia de energia e o combate ao desperdício.

 

Uma das dicas é que o banho no chuveiro elétrico seja mais curto e é importante selecionar a temperatura morna no verão. Busque utilizar iluminação natural e lâmpadas econômicas e não deixe luzes acesas sem necessidade.

 

Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo necessário para o uso e nunca guarde alimentos quentes dentro dela. Para quem tem ar-condicionado, a dica é diminuir o tempo de utilização do aparelho e deixar fechadas as portas e janelas dos ambientes onde o ar-condicionado estiver ligado.

 

Em dezembro, a bandeira também foi amarela e em novembro as contas estavam no patamar vermelho, de alerta, pelo baixo nível dos reservatórios e a necessidade de acionar as usinas termoelétricas.

 

Roraima é o único estado que está fora do Sistema Integrado Nacional de Energia. Assim, a conta de luz não obedece o sistema de bandeiras tarifárias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique