agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Inflação das famílias de baixa renda sobe em novembro

01:14 Economia, Notícias 05/12/2019 - 16h41 Brasília Embed

Cristiane Ribeiro

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) de novembro registrou alta de 0,56%, depois de uma taxa negativa de 0,12% em outubro.

 

O IPC-C1 mede a inflação para as famílias que ganham até dois e meio salários mínimos por mês e em novembro, a taxa ficou acima do IPC-BR, que mede a inflação para todas as faixas de renda, e que vairou 0,49%.

 

O IPC-C1 é apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e, conforme os dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela instituição, sete das oito classes de despesa componentes do índice tiveram alta em novembro.

 

Os avanços mais significativos vieram de habitação, que passou de -0,47% em outubro, para 0,70% em novembro; alimentação, de -0,18% para 0,60%; e despesas diversas, de 0,45% para 2,48% em novembro.//

 

Nesses grupos, os destaques foram os reajustes na tarifa de energia residencial, dos jogos de loteria, e o aumento no preço das carnes.

 

O grupo saúde e cuidados pessoais foi o único que teve queda na taxa.

 

No ano, a inflação para as famílias de baixa renda acumula alta de 3,64% e 3,98% nos últimos 12 meses, de 3,98%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique