agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Finanças pessoais 1: confira dicas de economista de como se livrar das dívidas

02:29 Economia, Notícias 05/01/2020 - 07h13 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Uma das resoluções de ano novo mais comuns é a de se livrar das dívidas e virar o jogo: ter uma grana sobrando na próxima virada de ano. Se você, que me ouve agora, acha que eu estou falando contigo, então preste atenção.

 

Conversamos com o economista Gino Terentim Júnior, que é especialista no assunto e é professor no Ibmec Brasília. Como o tema é importante, nós preparamos três reportagens. Nesta primeira, vamos falar sobre o que fazer para se livrar das dívidas.

 

O economista orienta que, em primeiro lugar, você reconheça que tem dívidas e faça uma lista.

 

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) faz, todos os meses, um levantamento sobre o endividamento das famílias. Os números mostram que, ao longo de todo o ano de 2019, a cada 10 famílias, pelo menos seis tinham dívidas como cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação da casa.

 

É normal sentir algum constrangimento ao lidar com as dívidas, mas é importante encarar esse tipo de dificuldade com coragem. A dica de Gino Terentim Júnior é que você converse com a sua família.

 

E o que fazer depois de localizar quais os problemas na sua vida financeira? É o que você vai ouvir na próxima reportagem, quando vamos falar sobre como se livrar das dívidas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique