agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Finanças pessoais 3: o que fazer com a vida financeira depois de entrar no azul

02:59 Economia, Notícias 05/01/2020 - 09h22 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Ao longo do ano passado, em cada 10 famílias brasileiras, pelo menos seis tinham algum tipo de dívida, como cartão de crédito, cheque especial e prestações da casa ou do carro. Os números são da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

 

Se você fez parte dessa estatística no ano velho, provavelmente quer sair dessa situação o quanto antes. E foi para nos ajudar a encontrar o caminho da saúde financeira que pedimos ao economista Gino Terentim Júnior algumas dicas. Já falamos sobre como identificar as dívidas e se livrar delas.

 

Mas e depois? O que fazer?

 

O economista destacou que é fundamental olhar para trás e saber onde errou quando ficou endividado e, dessa forma, evitar voltar a ficar no vermelho.

 

Após entender como não cair nas armadilhas, principalmente aquelas do crédito fácil, a dica é estabelecer metas e objetivos. Aliás, você sabe a diferença entre eles? Gino Terentim Júnior explica.

 

Nem sempre a renda das pessoas permite juntar dinheiro, mas é muito importante que a gente consiga se livrar das dívidas para ter uma vida mais tranquila. Para ouvir esta e as outras duas reportagens sobre como ajustar as contas, acesse a Radioagência Nacional. O endereço é radioagencianacional.ebc.com.br

 

Eu e o economista e professor do Ibmec-Brasília Gino Terentim Júnior esperamos ter te ajudado a planejar uma forma de terminar 2020 com uma situação financeira melhor do que começou.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique