agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Passagens de ônibus e metrô do DF ficam 10% mais caras a partir desta segunda (13)

03:33 Economia, Notícias 10/01/2020 - 16h48 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

A partir da próxima segunda-feira (13), o usuário de transporte público do Distrito Federal vai pagar 10% a mais na passagem. O reajuste foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira.


A passagem mais cara atualmente é de 5 reais, como a do metrô, que vai passar para 5 reais e 50 centavos. A mais barata, de 2 reais e 50 centavos, vai aumentar para 2 reais e 75 centavos. O governo espera economizar 161 milhões de reais com o aumento. Valor que será pago pelos usuários, que criticaram a medida.

 

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, argumentou que um estudo da secretaria aponta para uma necessidade de aumento de 16% no valor das passagens, e que os 6% acima do reajuste serão pagos pelo próprio governo. Em 2019, o subsídio ao setor chegou a 701 milhões de reais. Isso porque a passagem que as pessoas pagam não é a única receita das empresas, que ainda recebem recursos do Estado.

 

Segundo o secretário, os aumentos de 2015 e 2017, que somam reajustes de 52% nas passagens, não foram suficientes para equilibrar financeiramente o sistema, pois o transporte teria ficado sem reajuste por 10 anos, entre 2006 e 2015, quando a inflação teria acumulado uma alta de 73%.

 

Por outro lado, deputados distritais da oposição querem derrubar o aumento. O deputado Fábio Felix, do PSOL, protocolou um decreto legislativo com poder de suspender o reajuste.

 


O deputado disse que a oposição está unida, mas o bloco só reúne 5 parlamentares de um total de 13 necessários para derrubar a medida. Porém, com a Câmara Legislativa de recesso, só haverá sessão se o presidente, o deputado Rafael Prudente, do MDB, convocar uma reunião extraordinária.

 

Já integrantes do Movimento Passe Livre marcaram um protesto para a próxima terça-feira, alegando que não vão pagar mais para circular menos. Nossa reportagem questionou a assessoria de imprensa de 3 das 6 empresas que atuam no DF sobre a situação do caixa que justificaria o aumento, mas a assessoria informou que não vai comentar a medida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique