agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Como alternativa ao desemprego, mercado de marmitas cresce 130% no Brasil

02:54 Economia, Notícias 02/03/2020 - 09h13 Brasília Embed

Gésio Passos

Com a correria do dia a dia, os brasileiros fazem cada vez mais suas refeições fora de casa. E como alternativa aos preços dos restaurantes, a marmita é uma boa opção. Números divulgados pelo Sebrae indicam um aumento de 130% nesse mercado nos últimos cinco anos.


Segundo dados do Ministério da Economia, o país tem 240 mil empresários do ramo da alimentação para consumo domiciliar, a famosa marmita. Desses, 94% são registrados como Microempreendedores Individuais, o MEI.


Mayra Viana, analista de competitividade do Sebrae, afirma que o comércio de marmitas surge com uma oportunidade frente ao desemprego.


“A marmitaria surge como uma busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Tem pessoas que não estavam encontrando uma colocação no mercado de trabalho e viram o mercado de marmita com uma oportunidade para empreender. E do ponto de vista de quem está consumindo a marmita se torna uma opção mais barata do que comer fora de casa, em um restaurante. Então tem os dois lados”.


E dentro desse mercado, segundo o Sebrae, a tendência é a produção de marmitas saudáveis ou fit, que são até comercializadas congeladas.


Carmen Valente é microempreendedora de marmitas fit em Belém, no Pará, desde 2018. Ela comenta o aumento nas vendas.

 

“Eu resolvi empreender devido ao cenário da alimentação saudável aqui. Mudou, hoje em dia as pessoas prezam realmente por manter mais saúde e bem estar, e o pontapé inical é exatamente pela alimentação. Aqui em casa nós nos alimentamos de forma saudável. Por nós sabermos dos benefícios que uma alimentação saudável proporciona é que eu resolvi investir nesse segmento. É rentável e delivery, sem sair de casa”.

 

O consultor de vendas Paulo Uchôa, também de Belém, fala sobre a opção por este tipo de comida.

 

“Quando eu chegava nos restaurantes para fazer minha alimentação, eu ficava bem entusiasmado com toda a fartura. Comecei a diminuir um pouco o prato, mas mesmo assim fazia uma quantidade desnecessária para a minha alimentação diária. Então decidi começar a fazer pesquisa de uma marmita que viesse mais balanceada”.

 

Uma dica do Sebrae para os consumidores é aproveitar a divulgação boca a boca da venda de marmitas, aproveitando a recomendação de amigos para consumir um produto mais saboroso.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique